Vrksasana

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


POSTURA DA ÁRVORE


Uma postura de equilíbrio. 
Assim como se trabalha fisicamente, o trabalho também atinge o nosso corpo sutil se praticado regularmente, podendo desenvolver mais equilíbrio emocional e mental. Podemos meditar nas qualidades de uma árvore ao realizar o asana (postura), pois a árvore dá alimento e sombra até mesmo àquele que quer cortá-la, que se desapega das folhas já secas e tem conhecimento de que ao alimentar sua raiz, todo o resto de seu corpo será nutrido do que se tentasse nutrir cada parte individualmente. Ela nos dá o que respiramos.

Não há contra-indicação para praticá-la. Aos principiantes, é indicado iniciar direcionado para a parede, pois ajuda a manter o equilíbrio. Manter sempre um ponto fixo com os olhos quando ainda abertos, depois de obter confiança em si, realizar a postura com os olhos fechados. As mãos ficam em pranam mudra (prece) em frente ao peito ou com os braços bem estendidos acima da cabeça - manter palmas ativas entre si.
A perna raiz deve se manter bem ativa, e o pé da perna fletida deve manter a pressão contra a coxa (pode posicionar a perna mais abaixo até obter confiaça) durante toda a permanência. Não perder a atenção ao alinhamento da coluna, abertura do peito, ombros relaxados, queixo paralelo ao chão e abdome levemente contraído. 

Sua prática traz apenas benefícios.